Nos posts anteriores em nosso site, vimos a importância de manter o controle da glicemia e uma rotina saudável. Como já estamos em período de férias escolares, decidimos criar esse artigo exclusivo para você que vai viajar ou que sempre está na estrada.

Uma vez que o diabetes não entra de férias junto com você, é fundamental fazer um planejamento para não se esquecer de nada e evitar aborrecimentos na viagem. Assim, você se diverte nas férias sem deixar de lado os cuidados com sua saúde.

Nossa ideia foi desenvolver um artigo com 5 dicas essenciais para você curtir suas férias com tranquilidade e segurança! Boa viagem!

 

1. Leve sempre insulinas e insumos extras (tiras, lancetas, agulhas, cateteres, sensores e baterias)

É muito importante levar um kit extra ou se possível em dobro para prevenir eventuais situações: quebrar de frasco/refil de insulina, precisar de medir a glicemia mais vezes ao dia e não ter tiras reagentes suficientes, faltar adesivos para fixar sensor ou ter de trocar o cateter antes da hora. Se puder leve também um medidor de glicose reserva!

 

2. Tenha sempre com você carboidratos de rápida absorção (mel, açúcar, balas moles, glicose instantânea)

Hipoglicemia, quem já passou por isso sabe como é desagradável, sem ter em mãos carboidratos de rápida absorção, pode ser mais desesperador e por isso é muito importante andar sempre com alguns desses itens (mel, açúcar, balas moles, glicose instantânea) para não passar aperto na hora de corrigir a glicose baixa.

 

3. Se a viagem for internacional, leve sempre uma prescrição médica em inglês

Já imaginou você fora do país sem medicamentos/insulinas e sem insumos para seu tratamento? Tudo por não ter uma receita médica (prescrição de medicamentos) em inglês? Para prevenir incidentes, o melhor é sempre levar uma prescrição em inglês.

 

4. Em viagens longas, tenha sempre em mãos o seu kit diabetes

Medidor de glicose, tiras reagentes, lancetas descartáveis, insulinas, medicamentos orais (se for o caso) e carboidratos de rápida absorção. Esses itens são essenciais no seu kit diabetes, jamais esqueça de estar com eles por perto de você.

 

5. Leve lanches extras!

Ficar muito tempo sem se alimentar pode ocasionar em uma hipoglicemia, por isso, é de extrema importância que você ande com lancinhos extras em sua bolsa de mão. Nunca se sabe quando irá precisar: o vôo atrasa, a estrada congestiona, o ônibus fura o pneu…

 

Insulina, bomba, cateter, sensor, seringa, agulha, medidor de glicose (glicosímetro), fita reagente, lancetas, kit diabetes, correção para hipoglicemias, lanche extra e assim vai indo, cada pessoa com diabetes tem uma forma de tratamento, mas no final, todas precisam se atentar aos cuidados do dia-a-dia e driblar os imprevistos!

Já conferiu tudo em sua bagagem? Agora é hora de ir viajar!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>