O medidor de glicose faz parte da rotina de muitas pessoas que têm diabetes, principalmente daquelas que fazem uso de insulina e outros medicamentos para tratamento e controle da doença.

Também conhecido como glicosímetro, esse aparelho traz mais praticidade à rotina da pessoa com diabetes, além de fornecer informações seguras que contribuem para a manutenção da saúde e da qualidade de vida.

Quer saber mais? Continue a leitura do post para conhecer os benefícios do uso do glicosímetro e avaliar seu custo-benefício com base também no preço do aparelho de medir glicemia!

 

Como é o uso do glicosímetro

Como mencionado, o glicosímetro é o aparelho utilizado para medir o nível de glicose no sangue de pessoas com diabetes. Para tanto, é preciso contar com um lancetador para fazer o furo no dedo e colocar a gota de sangue coletada em uma das tiras reagentes que acompanham o medidor de glicose.

Em poucos instantes, o aparelho faz a leitura da quantidade de açúcar contida na gota de sangue e apresenta o resultado em seu monitor, favorecendo os cuidados com a saúde do paciente.

O uso do glicosímetro, assim como o do lancetador, é simples e intuitivo. Por isso, seu uso muitas vezes dispensa a ajuda de outras pessoas, garantindo mais independência ao processo de automonitoramento glicêmico.

 

Os benefícios do medidor de glicose

O medidor de glicose fornece informações valiosas para o tratamento e controle da diabetes. Ao detectar alguma alteração dos níveis de glicose sanguínea, o próprio paciente tem condições de comunicar ao médico a sua situação, adiantando ajustes que se façam necessários, como na dosagem e frequência do uso da insulina, por exemplo.

O uso do glicosímetro também permite que a pessoa com diabetes e profissionais da saúde verifiquem a eficácia do tratamento, o impacto da medicação utilizada e, até mesmo, da alimentação adotada como forma de auxiliar o controle da condição.

Além disso, quem opta por comprar o glicosímetro junto com o lancetador automático, tem a vantagem extra de tornar o processo do “furo no dedo” mais rápido e indolor.

 

O preço do glicosímetro

O preço do aparelho de medir glicemia varia de um fabricante para o outro e em razão da sua qualidade e país de fabricação. O aparelho pode ser vendido de forma avulsa, mas o mais interessante é investir na compra de um kit completo, com lancetador e tiras.

Esse kit pode custar, em média, entre R$39 e R$60 na versão que contém o menor número de tiras. Um mesmo fabricante pode apresentar variação de preço entre um kit que acompanha 50 tiras e outro que acompanha 150 das tiras reagentes.

Um glicosímetro só consegue fazer a leitura do sangue coletado quando a tira utilizada é da mesma marca. Por isso, ao fazer a sua escolha, é importante ter em mente a necessidade frequente de adquirir novas tiras e, então, avaliar qual aparelho disponível no mercado possui o melhor custo-benefício com base em suas próprias rotinas de medição dos níveis de glicose.

  

Na loja da EasyFy você encontra medidores de glicemia de alta qualidade e kits completos com lancetador e tiras. Confira e escolha o seu!

 

 

Revisado por Camila Cialdini Faria – Educadora em diabetes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>