O medidor de glicose é fundamental para quem convive com a diabetes? Muitas pessoas que buscam este aparelho sabem que precisam considerar o preço da fita de glicose e, então, avaliar seu custo-benefício.

Neste post, vamos contar a você um pouco mais sobre o funcionamento e investimento que precisa ser feito para que você tenha sempre fitas novas à disposição para medir seu nível de glicose no sangue.

Assim, você vai entender melhor porque vale a pena contar com o aparelho no seu dia a dia e ter as informações de que precisa para fazer a escolha certa. Acompanhe!

 

O que é e como funciona a fita para medir glicose?

A fita para medir glicose é utilizada junto ao aparelho medidor de glicose para possibilitar a análise do sangue colhido por meio do famoso “furinho no dedo”.

Essa fita é especialmente desenvolvida para que o glicosímetro consiga fazer a leitura da glicemia, permitindo que a pessoa com diabetes se certifique de que seu controle está adequado.

Há na fita uma região devidamente indicada (geralmente por coloração diferente) para indicar o local em que a gota de sangue deve ser colocada. Posteriormente, essa fita deve ter a outra extremidade inserida no aparelho medidor que informará o resultado. Algumas fitas possuem chips que permitem a medição sem o contato com o glicosímetro.

Cada fita para medir glicose só pode ser utilizada uma vez, garantindo que não haja alterações ou erro de leitura no glicosímetro. E é justamente por ser descartável e demandar frequente reposição que o preço da fita para teste da glicemia entra em questão.

 

O preço médio da fita para diabetes:

Avaliar o preço da fita para diabetes é importante para direcionar a escolha do medidor de glicose mais apropriado para você. Isso porque, cada glicosímetro funciona apenas com as fitas de mesma marca e é preciso ter atenção a isso.

O preço da fita, assim como o preço do glicosímetro, varia de um fabricante para o outro e, ainda, em razão de fatores como região do país e quantidade por caixa.

Em média, uma caixa com 50 fitas custa de R$40 e R$120. A diferença de preço se dá, sobretudo, em razão da marca. Mas vale saber que é possível encontrar produtos de qualidade on-line, sem pesar no bolso.

 

Porque contar com um medidor de glicose?

O medidor de glicose é um aparelho que faz parte da rotina de quem tem diabetes, principalmente quando o uso da insulina se faz necessário. Por meio dele, é fácil verificar o nível de glicose no sangue, obtendo informações confiáveis para um controle seguro.

Esse acompanhamento ajuda a verificar como a alimentação está impactando a glicemia, a se certificar de que a medicação está surtindo o efeito esperado, a direcionar a decisão quanto à dose adequada de insulina e, ainda, a identificar variações da glicose em situações pontuais (como antes e depois de atividades físicas).

Dessa forma, o medidor de glicose e suas fitas tornam mais simples a rotina de quem tem diabetes, contribuindo para o que o tratamento seja adequado e para a manutenção da saúde e da qualidade de vida.

 

Ficou interessado em um glicosímetro? Conheça os kits da EasyFy e descubra o mais adequado para você!

 

 

Revisado por Camila Cialdini Faria – Educadora em diabetes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>