Aqui no portal Viver bem com Diabetes falamos muito sobre os cinco pilares principais do cuidado com o diabetes: alimentação, medicamentos, prática de atividades físicas, monitorização glicêmica e educação em diabetes. Mas, para encontrar o equilíbrio também é fundamental cuidar do aspecto emocional!

Além de estar diretamente relacionado a questões químicas, como a produção de hormônios, o estresse também influencia no comportamento da pessoa, que pode apresentar hábitos negativos como tabagismo e alcoolismo. A prática de exercícios para diabéticos influencia na qualidade de vida e ajuda a controlar os sintomas de hiperglicemia, dentre muitos outros benefícios.

Continue lendo para conhecer 4 atividades físicas para diabéticos fundamentais no equilíbrio entre corpo e mente!

 

Antes de tudo, o que é estresse?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o estresse é uma resposta do corpo a “agentes estressores”. Eles podem ser diversos, como questões financeiras, conflitos pessoais ou a incapacidade de resolver alguma situação.

Quanto à relação com o diabetes, existem duas principais. A primeira é química, já que o estresse crônico aumenta a produção do hormônio cortisol que, dentre outros fatores, contribui para o aumento da gordura abdominal – uma das causas do diabetes.

Já a segunda faz relação aos hábitos. Estudos indicam que pessoas estressadas tendem a ter mais hábitos negativos, como a má alimentação, o tabagismo e o alcoolismo. Mas, a boa notícia é que é possível reverter esse quadro! Conheça algumas opções de exercícios que podem ajudá-lo nessa missão:

 

1. Yoga

O Yoga é uma técnica milenar que promove a respiração, flexibilidade, força muscular, dentre muitos outros benefícios. Seu objetivo principal é auxiliar o praticante a encontrar o equilíbrio entre corpo e mente através de técnicas de meditação, respiração e posturas específicas (denominadas ásanas).

Os benefícios diretos dessa atividade física para os diabéticos compreendem o relaxamento muscular (que melhora a circulação e aumenta a absorção de glicose), a redução da produção de hormônios nocivos (como cortisol e adrenalina) e a melhora de irrigação sanguínea em órgãos como o pâncreas e os rins.

 

2. Pilates

Outra boa sugestão de exercício para diabéticos que ajudam a diminuir e estresse e facilitar o controle glicêmico é o Pilates. A técnica, desenvolvida no século 19 por Joseph H. Pilates, visa fortalecer o corpo, corrigir a postura e facilitar a respiração, dentre muitos outros benefícios.

Esse fortalecimento auxilia na redução dos sintomas de hiperglicemia, já que aumenta o consumo calórico diário. Além disso, influencia positivamente a circulação sanguínea e ajuda a eliminar excessos de gordura corporal com exercícios localizados.

 

3. Dança

A dança pode ser uma importante aliada para pessoas com diabetes, principalmente quem não gosta muito de academia, já que alia benefícios físicos e psicológicos de maneira intuitiva e alegre. Existem diversos tipos, como o Zouk e o Sh’Bam, além de inúmeros tipos de dança de salão. Dançar também é uma excelente maneira de queimar calorias e perder peso.

 

4. Alongamento

Quando realizado com acompanhamento profissional, o alongamento traz diversos benefícios para a postura corporal, circulação do sangue e flexibilidade.

Além de auxiliar no alívio do estresse cotidiano, o exercício também contribui para amenizar os sintomas de hiperglicemia e auxiliar no controle glicêmico.

Vale ressaltar a importância de contar com um acompanhamento especializado de médicos, nutricionistas e educadores físicos independentemente da modalidade para determinar tanto os melhores exercícios para você quanto a carga ideal para sua realidade!

 

No portal Viver Bem com Diabetes você encontra diversas informações sobre alimentação, prática de atividades físicas para diabéticos, utilização do glicosímetro, dentre muitas outras noções importantes para quem deseja viver bem com a doença.

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