O diabetes é uma doença bastante conhecida no Brasil, entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto à pronúncia correta do termo que designa o excesso ou falta de açúcar no sangue. De forma resumida, existem quatro maneiras corretas de pronunciar seu nome: diabetes, diabete, a diabetes e o diabetes.

Todas elas têm o mesmo significado e podem ser utilizadas normalmente, tanto no masculino como no feminino, no singular ou então no plural. Continue lendo esse artigo e entenda tudo o que você precisa saber tanto sobre a escrita quanto sobre a pronúncia correta do nome dessa doença!

 

Como escrever corretamente diabetes

De acordo com o Manual de Redação da Secretaria de Comunicação do Governo Federal, o diabetes — assim como o nome de qualquer outra doença — deve ser escrito sempre em letras minúsculas. As maiúsculas nos nomes de doenças são utilizadas apenas quando fazem referência a nomes próprios, como Parkinson e Alzheimer.

Se você procurar o termo “diabetes” no dicionário, provavelmente encontrará a seguinte descrição: Substantivo – di.a.be.tes – masculino, feminino, singular, plural

Isso quer dizer que todas as quatro formas de escrever o nome dessa doença estão corretos.

 

Como pronunciar corretamente diabetes

Quanto ao nome da doença, é possível pronunciar das quatro formas que citamos anteriormente, no plural, singular, feminino ou masculino. Independentemente da sua escolha o significado do termo não será alterado e fará referência ao excesso de açúcar no sangue de uma pessoa.

 

Etimologia: a origem do nome diabetes

O nome da doença tem origem no século 2 depois de Cristo. É uma palavra de origem grega e grande parte dos estudiosos conferem a ela o significado de “sifão”. Isso porque a doença se caracteriza, dentre outros fatores, por sua poliúria (eliminação de grande quantidade de urina por um determinado espaço de tempo).

Já o termo mellitus, que compõe o nome oficial da doença “diabetes mellitus”, tem origem no latim e quer dizer “aquilo que contém mel; doce como mel”. A etimologia faz uma referência clara ao excesso de glicose presente na urina da maioria dos pacientes que convivem com diabete.

 

Outros nomes similares

Além das diabetes tipo 1 e tipo 2, existem outras variações da doença, que também se caracterizam pelo desequilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. São elas o diabetes gestacional e o pré-diabetes, que como o nome sugere, é o período antes de uma pessoa tornar-se diabética.

Como derivam do nome principal, “diabetes“, essas variações também podem ser ditas e escritas das quatro formas corretas: no masculino, feminino, plural e singular. Vale lembrar da obrigatoriedade do uso do hífen no caso da pré-diabetes.

A pronúncia correta você já aprendeu. Mas, você sabe o que causa diabetes?

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>