Sempre que falamos em diabetes e nutrição pensamos logo nos alimentos para diabéticos. Mas, os líquidos também podem influenciar na sua taxa de glicose, aumentando ou diminuindo os níveis de açúcar no sangue. Por isso é importante conhecer as melhores (e as piores) bebidas para diabéticos!

No artigo de hoje falaremos sobre diversos tipos de bebidas, como as gasosas, chás, sucos industrializados, bebidas alcoólicas e muito mais! Continue lendo para descobrir como cada uma delas age em seu organismo e em quais situações é fundamental ter seu glicosímetro em mãos para evitar surpresas!

 

Bebidas Alcoólicas

Vamos começar por uma das principais dúvidas dos de quem tem diabetes, o consumo de bebidas alcoólicas. Antes de tudo é importante saber que o consumo deve ser sempre moderado, independentemente do estágio de sua doença e do tipo de bebida.

O Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para o consumo acima de duas doses diárias de bebidas alcoólicas, principalmente para quem apresenta fatores de risco como gravidez, uso de medicamentos ou incapacidade de controlar o próprio consumo.

Vale ressaltar que é sempre indicado conversar com o seu médico antes de ingerir esse tipo de bebida. Isso porque cada caso é um caso e a sua tolerância pode ser menor, podendo trazer graves prejuízos para a sua saúde. Portanto, consulte um especialista e na dúvida tenha sempre seu glicosímetro por perto, já que há risco de hipoglicemia com o consumo de algumas bebidas!

 

Refrigerantes e bebidas gasosas

Os refrigerantes comerciais possuem níveis elevados de açúcar e sódio, o que contribui negativamente para a sua saúde em diversos aspectos, que podem ir além da diabetes. O consumo regular dessas bebidas está diretamente associado ao aumento de peso, desenvolvimento de diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares.

Por mais que existam opções dietéticas das mais variadas marcas, ainda é melhor consumir outras bebidas para diabéticos (principalmente as não industrializadas). A questão não é parar totalmente de beber refrigerante, mas sim substituir esse hábito por outro mais saudável.

 

Sucos de caixa e industriais

Existe um consenso comum de que os sucos de caixinha são mais saudáveis do que os refrigerantes. Isso não é verdade! Os sucos de caixa (e a grande maioria das bebidas industriais) possuem, em geral, quantidade de açúcar e sódio similares à dos refrigerantes em suas composições.

Em alguns casos a quantidade de açúcar pode ser ainda maior do que a das bebidas gasosas. Uma boa dica é consultar um nutricionista especializado em diabetes para orientá-lo e criar um programa alimentar eficiente para a sua realidade.

 

Chás e bebidas naturais

Tanto os chás quanto as bebidas feitas em casa (com base em frutas e polpas congeladas) são boas opções. É preciso observar a composição das polpas para evitar as que já venham açucaradas de fábrica. E, é claro, prefira utilizar sempre adoçantes no lugar do açúcar.

Existem excelentes opções de chá, que são saborosos e oferecem benefícios para o organismo de pessoas com diabetes, como o chá verde, de camomila e o chá de hibisco. Consulte uma nutricionista e questione sobre as melhores opções de bebidas para você!

Tome muito cuidado com os chás milagrosos e suas promessas de melhora e conte sempre com o suporte de uma equipe multidisciplinar para montar o melhor planejamento alimentar para a sua realidade!

 

Ainda tem dúvidas sobre os alimentos para diabéticos ideais para você? Então confira esse post onde oferecemos algumas boas opções de receitas para quem tem diabetes!

 

One comment

  • Vânia
    Vânia
    Comentário

    Diabetes tipo 2

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