Antes de falar sobre o que causa diabetes é preciso especificar o tipo da doença. Isso porque, apesar de ser caracterizada pelo aumento de glicose no sangue, os motivos que levam uma pessoa a apresentar a essa enfermidade podem variar desde fatores genéticos a hábitos pouco saudáveis.

Existem três tipos principais de diabetes, cada uma com suas características específicas. Justamente por isso, quando falamos sobre as causas da diabetes, é preciso especificar se estamos nos referindo à diabetes mellitus tipo 1, tipo 2, ou a gestacional.

Continue lendo e entenda melhor o que causa diabetes!

 

O que causa diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 ocorre quando o seu sistema imunológico (mecanismo de defesa do organismo) ataca e destrói as células beta, responsáveis por produzir insulina no pâncreas. Sem insulina para transformar a glicose em energia, seu corpo apresenta o quadro de hiperglicemia — excesso de açúcar no sangue.

As causas desse distúrbio ainda não foram totalmente esclarecidas pela ciência. Existem linhas de pesquisa que consideram fatores genéticos associados a questões ambientais, como a exposição a um determinado vírus, o que pode desencadear a doença.

 

Causas da diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 é a forma mais comum da doença e atinge, em todo mundo, mais de 380 milhões de pessoas. Os motivos que levam uma pessoa a apresentar essa doença estão diretamente relacionados a maus hábitos alimentares e à falta de atividades físicas.

O excesso de peso às vezes causa resistência à insulina e é comum em pessoas com diabetes tipo 2. A localização da gordura corporal também faz a diferença, uma vez que a gordura extra na região abdominal está ligada à resistência à insulina, diabetes tipo 2 e doenças do coração e dos vasos sanguíneos.

Estudos recentes apontam que, apesar de a obesidade e os hábitos alimentares serem considerados causas da diabetes, questões genéticas também devem ser consideradas. A herança de parentes que tenham a condição pode ser decisiva no surgimento da doença em outras pessoas da família.

 

O que causa a diabetes gestacional

A diabetes gestacional se desenvolve apenas durante a gravidez e, em muitos casos, desaparece após o parto. Essa condição é causada pelas mudanças hormonais que ocorrem no corpo das mulheres nesse período, somadas à fatores genéticos e de estilo de vida.

Em alguns casos o Hormônio Lactogênio Placentário (HLP), produzido pela placenta, contribui para a resistência à insulina. A maioria das mulheres grávidas consegue produzir insulina suficiente para superar essa resistência, mas algumas não. Neste caso, surge o quadro de diabetes gestacional.

Outros fatores também podem desencadear a doença, tais como:

  • Genética e histórico familiar;
  • Doenças hormonais (como a síndrome de Cushing e distúrbios da tireoide);
  • Danos ou remoção do pâncreas;
  • Uso de medicamentos.

 

Justamente por apresentar tantos fatores geradores é fundamental que as gestantes tenham acompanhamento constante de um médico e realizem os exames de sangue periodicamente. Sem contar, é claro, com a importância de uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos.

 

Entender o que causa diabetes é fundamental para conviver bem com essa doença. Quer aprender mais sobre diabetes? Aproveite para saber o que é teste de glicemia!

 

 

Revisado por Camila Cialdini Faria – Educadora em diabetes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>