Uma pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Diabetes mostrou que 29% das pessoas com diabetes tipo 2 não suspeitavam que tinham a doença e a descobriram em exames de rotina. Esse dado demonstra como é importante realizar testes de diabetes periodicamente e contar com suporte especializado.

Prevenir diabetes é tão importante quanto tratar da doença e, para isso, é preciso conhecer as causas e adotar hábitos saudáveis, tanto na alimentação quanto na prática de atividades físicas regulares. Conhecer os sintomas do diabetes também é fundamental para detectar a doença.

Ficou curioso? Então continue lendo para conferir 6 dicas práticas para prevenir o diabetes!

 

1. Faça testes de diabetes regulares

O diabetes acomete, atualmente, mais de 14 milhões de brasileiros. Apesar de apresentar diversos sintomas em seus diferentes tipos, algumas pessoas podem desenvolver a condição sem que ela apresente sinais claros, principalmente nos estágios iniciais da doença.

Nesses casos é fundamental realizar exames laboratoriais periódicos, principalmente quem possui histórico da doença em sua família e, também, aquelas que apresentam um quadro de obesidade associado a uma vida sedentária.

O teste de detecção mais comum é o de hemoglobina glicada. Ele é capaz de apontar os níveis de açúcar no sangue de uma pessoa pelos últimos três meses, tornando clara qualquer necessidade de atenção especial. Ainda existem outros tipos de teste, como o de glicemia em jejum e pós-prandial, mas quem deverá dizer qual é o ideal para você é o médico especialista.

 

2. Consulte o médico periodicamente

Caso os exames apontem para um quadro de diabetes é fundamental que você consulte um médico endocrinologista e conte com uma equipe multidisciplinar, composta por nutricionista, enfermeiro, educador em diabetes, nefrologista, dentre outras especialidades, para ter um suporte completo.

Há, também, casos de pré-diabetes, onde o paciente ainda não desenvolveu o tipo 2 da doença mas é preciso adequar o estilo de vida e a alimentação para que ela não se desenvolva. Nesse contexto também é fundamental consultar especialistas para ajudá-lo na missão de mudar seus hábitos.

Vale lembrar que o diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, portanto não existe prevenção. De uma forma ou de outra é muito importante adotar um estilo de vida mais saudável para prevenir e até mesmo conviver bem com o diabetes sem complicações.

 

3. Adote uma alimentação saudável

O diabetes está diretamente relacionado à alimentação, uma vez que essa doença é caracterizada pela incapacidade total ou parcial de o organismo produzir insulina. De maneira resumida, esse é o hormônio responsável por transportar a glicose para dentro das células e transformá-la em energia.

Nos casos onde o corpo não consegue produzir a quantidade suficiente de insulina é preciso atentar para a quantidade de açúcar ingerida. Quando falamos em açúcar não nos referimos apenas aos doces, por exemplo. É preciso ter cuidado com a quantidade de consumo de qualquer fonte de carboidratos, como pães, massas, tubérculos e até mesmo frutas.

 

3.1 Consulte um nutricionista especializado

Alimentos para pessoas com diabetes são facilmente encontrados em grande redes de supermercados. Porém, muitas vezes não são acessíveis ou mesmo não tão saudáveis. Com base em uma alimentação saudável é possível afirmar que o consumo de grãos inteiros, sementes e farinhas integrais podem ser benéficos para o controle dos níveis de açúcar no sangue.

De qualquer maneira, cabe ao profissional de nutrição esclarecer esses conceitos e orientar nas escolhas desses alimentos. Cada organismo reage de maneira diferente à ingestão dos alimentos e, além disso, a capacidade de metabolização varia de acordo com fatores externos, como a prática de exercícios físicos.

 

4. Pratique exercícios físicos regularmente

A prática de atividades físicas é um dos pilares do tratamento do diabetes. Além de contribuir diretamente para a metabolização dos alimentos, ela é fundamental para o controle de peso corporal – fator diretamente ligado ao desenvolvimento do tipo 2 da doença.

Para que você tenha mais sucesso na prevenção do diabetes é importante manter a prática de atividades regular, seguindo a orientação especializada. Uma boa dica para adaptar-se mais facilmente à nova rotina é encontrar uma atividade que você desfrute fazer.

Há quem goste de nadar, enquanto outras pessoas preferem caminhar. Questione seu médico sobre as principais opções para a sua realidade e pergunte, também, sobre a intensidade ideal para seu caso. Isso é importante pois, em alguns casos o excesso de exercícios também pode prejudicar a saúde.

 

5. Controle seu peso corporal

Os altos índices de obesidade no mundo estão diretamente ligados ao aumento do número de pessoas com diabetes. De maneira resumida, o excesso de tecido adiposo (gordura), principalmente na região abdominal, cria uma resistência maior à insulina.

Além disso, também pode influenciar na resposta inflamatória e gerar distúrbios no metabolismo de lipídeos. Portanto, diminuir o peso corporal (e principalmente a gordura abdominal) é fundamental tanto para prevenir o diabetes quanto para tratar a doença e seus sintomas.

 

6. Investigue seu histórico familiar

Pessoas que possuem histórico de diabetes tipo 2 na família, principalmente em parentes de primeiro grau – como pais e irmãos, possuem mais chance de desenvolver a doença. Justamente por isso é importante investigar o seu histórico médico familiar.

Mas, atenção. Não é porque um parente tem diabetes que você necessariamente também terá. Essa constatação é fundamental para que você preste mais atenção aos sintomas da doença e adote de uma vez novos hábitos mais saudáveis em seu dia a dia.

Adotar novos hábitos alimentares, privilegiando alimentos naturais e integrais, além de diminuir o consumo de bebidas industrializadas é um importante passo para uma vida mais saudável. Além disso, a prática de exercícios físicos rotineiros também atua de maneira muito positiva na sua saúde.

Lembre-se sempre de consultar um médico especialista e fazer seus exames regularmente. Com acompanhamento e atenção é possível que as pessoas com diabetes vivam com muita qualidade.

 

No Portal Viver Bem com Diabetes você encontra muitas informações sobre o diabetes, dicas de alimentação para pessoas que convivem com a doença e muitas outras referências fundamentais para manter uma boa qualidade de vida.

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